23/04/2017

Resenha - Adelphos

Sinopse:


“Enzo, Mila e Dan são três adolescentes com deficiência que acreditam ser possível competir em iguais condições com os demais Atletas Olímpicos. Enzo é surdo e treina na modalidade Tiro com Arco. Mila tem glaucoma de nascença e treina na Ginástica Artística, enquanto Dan usa uma prótese na perna esquerda para treinar no Atletismo.De uma forma inesperada, após o contato com uma luz misteriosa, eles são transportados para um mundo fantástico chamado Oykos, parcialmente dominado pelo Dragão Ponéros.Enquanto tentam encontrar as respostas e o caminho de volta para casa, eles precisarão enfrentar os perigos que surgem durante a jornada. Seres das trevas, chamados Éktros tentarão impedi-los de chegarem ao único local capaz de fornecer as respostas que precisam: a Terra de Adelphia.Em Oykos os preparativos para os Jogos da Liberdade estão a todo vapor. Apesar do nome positivo, os Jogos são mortais e o seu resultado pode alterar o destino de todos os habitantes daquele mundo. Enquanto isso, os rumores de que um evento chamado “A Revelação” estaria prestes a acontecer e acabar com o domínio do dragão, tornam o cotidiano dos Oykanos tenso, gerando grande instabilidade entre as Terras.Adelphos é uma saga de tirar o fôlego, repleta de aventuras, surpresas, reviravoltas e mistérios que prendem o leitor da primeira à última página, ao mesmo tempo em que o leva a refletir sobre dilemas e conflitos do mundo real.”


Autor: M. Pattal

Ano: 2016

Gênero: Ficção

Páginas: 370

Editora: Pendragon

Onde comprar: Amazon

Avaliação: 4/5


RESENHA



O livro conta a história de três jovens. Cada um deles aos olhos do mundo tem uma "deficiência": Enzo é arqueiro, pratica MMA e é surdo. Mila, ginasta e praticante de kitesurf. Ela tem glaucoma. Por último Dan, que tem a perna amputada e pratica longas escaladas, além de parkour. Eles não se conheciam, pois viviam em diferentes partes do Brasil. Mas várias coisas lhe eram comuns; lutavam para superar seus obstáculos, lidavam com problemas familiares, e os três batalhavam para disputarem as Olimpíadas. Em um dia de treino eles são transportados para o mundo fantástico de Oykos. 

Assim como na Terra, os jovens foram parar em localidades distintas naquele mundo, e perceberam que suas habilidades haviam sido aperfeiçoadas de forma absurda. A partir daí a busca incansável por respostas começou. Quem são eles? Por que foram escolhidos? Qual é a missão e propósito deles naquele mundo?


No início do livro temos uma introdução a esse novo mundo. Oykos está sendo governado por Ánomo e o desejo dele é que Ponéroa, o dragão adormecido, tome o seu poder de volta. Mas para que isso aconteça, ele precisa acabar com os Adelphos, a Resistência que convoca e consegue, dia após dia, alcançar o povo, dizendo para acreditarem na profecia da volta do rei Sótyras. 

Quando Dan chega, logo precisa lutar com criaturas das trevas que habitavam aquele mundo. Pseudos, um sacerdote mal, invoca os Éktros para tirar do povo absolutamente tudo, de fé a mantimentos. O rapaz atleta conhece então Nikos e Nerina, que lhe contam sobre a Profecia e a Terra de Adelphia, dizendo que lá ele encontraria as respostas que precisava.

A mesma coisa acontece a Mila, que é acolhida pelo conselheiro Polimeu, o qual lhe indica o caminho que deve seguir, levando consigo seu neto, Polo.
Já Enzo foi socorrido por Synk, uma habitante da Terra de Agrótis. Convicta de que a Profecia irá acontecer, ela promete levá-lo a Adelphia.

Fugir da tirania daquele soberano e suas criaturas não será nada fácil. Um governante perverso que busca só os seus próprios interesses, obrigando ao povo de todas as Terras a servi-lo sem questionar. Desviando a atenção deles para coisas inúteis, Ánomo tem certeza de que vai vencer.
Eu fiquei encantada com os personagens desse livro. Digo que são vários e é impossível citar todos. Mas a começar pelos protagonistas, notamos a força que cada um deles carrega. Mila, Dan e Enzo chegaram sozinhos e separados num mundo totalmente novo e foram corajosos o suficiente para ir atrás de ajuda. Durante o percurso deles irão enfrentar grandes desafios e principalmente conhecer pessoas de diferentes raças, estatura, intelecto e modo de vida, e perceberão que as diferenças são necessárias e que, se nós nos unirmos, tudo fica melhor. 

A diagramação é simples, mas se fosse algo muito mais elaborada não faria sentido com a história. Então foi totalmente coerente, a capa e as folhas. Letras grandes e com páginas bege. 

Aprendi demais com a leitura, sobre ser você mesmo, não se desmerecer e acreditar até o fim que independente do nosso estado físico podemos fazer atos de grandeza. A cada cidade que os nossos protagonistas iam passando, vários questionamentos que eles fizeram e respostas que obtiveram, associei com nosso dia a dia. Apesar de ser uma história não real o autor mesclou muito bem com a realidade, nos deixando familiarizado com os personagens. Tenho certeza que todos vão se identificar com um. 

Esse livro me lembrou demais As Crônicas de Nárnia, mas podem ficar tranquilos que não tem nada de igual. O que me remete são os ensinamentos transmitidos por ele. Lições grandiosas são dadas nessa história, o que me deixou com curiosidade para ler a continuação. Pois a missão deles só está começando.


Quotes:

"Você pode doar sem amar, mas não pode amar sem doar. Amar é atitude e não sentimento."

"Ficarmos presos no passado nos impede de viver o presente e de construir o nosso futuro." 

46 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro, mas amei a proposta cheia de diversidade e sinto, as mensagens que deve passar, só de ler sua resenha. Muito bacana a ideia da autora, torço para que sua história tem mais conhecimento. Ficarei de olho na Amazon.
    Ótima resenha!

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que entendeu a mensagem do livro. Bjos ❤

      Excluir
  2. Ual, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a história interessante!
    Beijão
    www.a-toca.com

    ResponderExcluir
  3. essa FICÇÃO PARECE SER SUPER ENVOLVENTE. adorei A Indicação e já anotei aqui :D Adorei os quotes também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    O enredo para ser muito bom, gostei, fiquei com vontade de ler. Se te lembrou Narnia é pq deve ser muito bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rackel, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito dos trechos que você citou. E achei linda a mensagem quando o autor coloca pessoas bem diferentes umas das outras, algumas que poderiam inclusive ser excluídas pela maioria, e os une em uma propósito maior. Parece ser um livro cheio de lições. Dica mais do que anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem e você?
      Ah assimilou muito bem a resenha. Obrigada pela visita ❤

      Excluir
  6. Ooi ainda não conhecia o livro, mas adorei a resenha o enredo me chamou muito a atenção e fiquei bem curiosa pra ler !
    beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    tem sorteio rolando no insta @bellapagina

    ResponderExcluir
  7. Oie Rackel =)

    Não conhecia o livro, mas só pela proposta da história ela já chamou a minha atenção.
    Precisamos sim de mais diversidade na literatura. E esse toque de fantasia com distopia que a história aparenta ter é bem interessante =)

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rackel, tudo bom?
    Não conhecia a história, mas a trama dela me lembrou bastante Heróis da Internet, do Renan Carvalho. Acho muito legal obras que abrem espaço para inclusão e que mostram o poder das pessoas, independente das diferenças.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem e você?
      Não conhecia o livro citado, vou procurar. Obrigada ❤

      Excluir
  9. Oi, Rackel. Não conhecia o livro mas achei bem bacana o autor aborda essas deficiências e mostrar que todos nós, independente dos problemas e limitações, conseguimos superá-los. Não sou muito de ler fantasia, mas achei legal a premissa do livro.
    Beijo, Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom??
    Eu não conhecia o livro, mas pelo que li em sua resenha, ele parece ser uma leitura gostosa.
    Já coloquei ele aqui na minha listinha!!

    Beijos,
    Juliana Bernardo
    Um minuto, um livro

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem??
    Nossa que resenha mais linda ein... carregada de sentimentos e reflexões. Eu acho super bacana livros que nos faz refletir sobre nós mesmos, eu achei a aventura deles demais e mostra que nada pode nos limitar se a gente quer algo, dá para enfrentar, o que não pode é ficar pelos cantos se lamentando né. Gostei demais. Xero!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rackel!
    Só dos personagens terem alguma deficiência já me interessou. E esses quotes maravilhosos? Só pra deixar a gente na vontade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha fiquei doida para lê-lo. Parece ser uma ótima estória... Adorei os quotes!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Menina que livro interessante, amei a proposta e fiquei com vontade de ler.
    Um beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia o livro, mas ele parece ser maravilhoso! Adorei esses quotes, me deixaram super interessada nessa obra.

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Rackel! Gostei de conhecer um pouco a obra pela resenha. O fato de te lembrar Nárnia já me deixa animada. E os quotes tb rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  17. Oiii,

    Não conhecia o livro, mas ele tem uma premissa que eu gosto bastante.
    Só de lembrar Nárnia dá uma vontade de ler.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  18. Adoro fantasia e o pano de fundo desta história faz com este livro seja ainda mais interessante! Adorei a resenha. Mais um livro para minha lista.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  19. Oi, já tinha visto esse livro, mas não me interessei muito, mas você me fez olha-lo com outros olhos, parece ser bem interessante e gosto muito de histórias que trazem ensinamentos para nossas vidas. Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi! Não conhecia o livro, mas me encantei com a sua resenha! Fiquei curiosa sobre tantas ensinamentos que falou. Vou procurar!
    Amei seu blog!
    Beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  21. Me interessei muito pela história por causa do Enzo. Confesso que antes eu não tinha muito interesse, mas agora ao saber mais sobre ele, posso dizer que me apaixonei pela história!

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  22. Adoro esse gênero de livro, sempre me deixa muito curiosa e neste caso adorei a premissa. A sua resenha está muito boa e fez com que eu adicionasse o livro a minha lista de desejados. Mais um!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Não é muito meu estilo de livro, mas parece ser interessante. :)
    Beijos

    ResponderExcluir